Projetos

Curadoria do Pavilhão Online “THE destinies of SENSES” (http://www.destiniesofsense.com/) integrado na 4ª edição da Bienal de Arte Digital THE WRONG (https://thewrong.org/ ) – de Novembro de 2019 a Março de 2020.

O Pavilhão contou com a: exposição de trabalhos de 13 artistas de 10 áreas criativas diferentes mas que encontram o digital em algum ponto do seu processo criativo; artists talks e conferências online de artistas e investigadores de renome, sobre arte e cultura digital; workshops de dança virtual no Second life (em parceria com a MADaboutDANCE).

Selma Eduarda além de curadora da exposição é responsável pelo design e desenvolvimento do site, divulgação nas redes sociais e organizadora e designer do catálogo da exposição (versão online e impressa).

Leia mais sobre a exposição no blog

Criação de artefactos e instalações de arte em que para além do objecto tangível, a obra é expandida através de aplicação de Realidade Aumentada.

Na imagem, o 1º projeto é “Nature of Digital Dream”, apresentado em 2019, na International Contemporary Art Fair for Independent Artists: ArtRoom, em Roma, Itália (https://art-rooms.org/ ), o 2º projeto intitula-se “Síntese I”, é composto por escultura têxtil e animação vetorial, apresentada em Abril de 2019, na Fundação Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira.

Em 2017, no artefacto “Demora-te” apresentado na Conferência Internacional Artech, em Óbidos, combinamos o artefacto tangível (o busto de uma senhora idosa, construído em tecido e fibras tradicionais) com animações 2D, a que o espetador poderia aceder através dos qrcodes colocados no busto. (Leia mais sobre o conceito, o artefacto e o artigo no blog)

Leia mais sobre no blog:

sobre o processo criativo de “Nature of a Digital Dream”

sobre o conceito de “Síntese”

Criação e desenvolvimento de artefactos digitais que complementam a exposição tangível.

(Imagens de projetos desenvolvidos em colaboração com o Curador Arq. Paulo Guerreiro – Câmara Municipal de Esposende – 2018)

Instalações de Média-Arte, desenvolvidas em colaboração com outros artistas:

Nas imagens:

2015: Ecoações, em colaboração com o artista Acácio de Carvalho, foi apresentada na Bienal de V. N. Cerveira de 2015, apresentada no colóquio Conceitos e dispositivos de criação em artes performativas, em Coimbra, e na EPCGI 2016 –Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, na Covilhã [comunicação ” Ecoações: Uma instalação de Media Arte” publicada em 2016 23 Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI)].

Leia mais no blog

2015: e-Reflexos, em colaboração com Acácio de Carvalho e Rogéria Eler, apresentada na #14.art, em Aveiro

2017: Pixel (ao quadrado), em colaboração com Acácio de Carvalho. A instalação foi exposta no Retiro Doutoral de Média-Arte Digital (DMAD), em Alfama – exposição integrante do festival Paratíssima, Lisboa. Foi exposta no mesmo ano no espaço INVITRO, no Palácio da Ceia – Ciac Uab.

Leia mais sobre a instalação no blog

Sobre a instação foi também publicado em artigo cientifico: Pereira, S., Carvalho, A., Marcos, A. (2017), “Pixel 2 Installation: An Approach to Immersion in Rematerialized Media-Art”, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) 8(2), PA: IGI Global

Projetos de ilustração

Ilustrações de moda

Desde 2009: Ilustrações de moda

Ilustração Infantil para Projetos Variados